ATIVIDADE DO CADERNO III
A atividade proposta a partir da
leitura do caderno III foi realizada no Colégio Estadual Ana Berrnardes sob
orientação da professora /orientadora do PACTO, Alessandra Alves Sampaio ,
pelos professores do ensino médio abaixo
relacionados:
1. Ana
Lúcia Rocha Sacramento
2. Andreanne
Pereira de Sousa Nascimento
3. Antonio
dos Santos Pinho
4. Antonio
Freire de Carvalho Filho
5. Carla
Cíntia Silva Ramos
6. Cíntia
Conceição Sacramento
7. Ciranília
Cardoso da Silva
8. Cristiane
Santos da Silva
9. Emile
Soares Moraes Moraes Conceição
10. Flávio
Marcio Cerqueira do Sacramento
11. Gilmara
Silva Pereira
12. Gláucio
Alã Vasconcelos Moreira
13. Hêmyle
Coleta Cantuário
14. Ieda
Maria Anunciação Coutinho
15. Joel
Martins Santos
16. Jonas
Nery da Silva
17. Marcos
Antonio Souza Santos
18. Marisa
Rocha Santos Silva
19. Maritonia
Pacheco Fiaes Sales
20. Patrícia
Ferreira dos Santos
21. Regina
Conceição Souza
22. Reinaldo
Luis dos Santos Conceição
23. Renata
Maria de Jesus Bahia
24. Rosana
dos Santos Cerqueira
25. Rozivaldo
Freitas dos Santos
26. Valcélia
Moraes dos Santos
Inicialmente fizemos uma
discussão sobre CURRÍCULO, a partir da leitura do caderno e da proposta
curricular da unidade escolar.
Em seguida elaboramos o
seguinte texto para nortear a roda de
conversa entre professores e alunos sobre currículo:
CURRÍCULO
1- O que significa a palavra currículo?
1. .Ato de correr = carreira
2. Desvio para encurtar caminho. = atalho
3. Descrição do conjunto de conteúdos ou matérias de um curso escolar ou um
versitário.
4. Documento que contém os dados biográficos e os relativos à formação, co-
nhecimentos e percurso profissional de uma pessoa.
2- O que é o CURRÍCULO ESCOLAR?
Em sentido restrito, é o conjunto
de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o
currículo abrange dois outros conceitos importantes: o plano de estudo: lista de matérias a serem ministradas em cada
grau ou ano escolar com indicação do tempo de cada uma, expressa geralmente em
horas e semanas e o programa de ensino:
relação dos conteúdos correspondentes a cada matéria do plano de estudos, e em geral em cada ano ou grau com indicação
dos objetivos, dos rendimentos desejados, e das atividades sugeridas ao
professor para melhor desenvolvimento do programa e outras instruções
metodológicas.
Em sentido amplo, o currículo escolar abrange todas as
experiência escolares, é a totalidade das experiências de aprendizagem
planejadas e patrocinadas pela escola; são todas as experiências dos alunos que
são aceitas pela escola como responsabilidade própria; são todas as atividades
através do qual o aluno aprende.
De forma ampla ou restrita, o
currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola. O
currículo escolar não se trata de algo pronto e acabado, mas algo a ser
construído permanentemente no dia a dia da escola, com a participação ativa de
todos os interessados na atividade educacional, particularmente daquele que
atua diretamente no estabelecimento escolar, como educadores e educandos, mas
também dos membros da comunidade em que se situa a escola.
Como consideramos importante
discutir com todos os alunos do ensino médio, decidimos que um ou dois
professores iriam fazer a roda de diálogo em uma turma e fazer o registro dos pontos mais
importantes da discussão.
Roda de diálogo com os
alunos realizada, os professores novamente se reuniram para socializar os
registros e dentre as sugestões advindas do alunados, destacamos as mais
solicitadas:
1.
DISCIPLINAS/CURSOS SUGERIDOS: Inglês instrumental, Tecnologia de
informação, Cursos Técnicos, Espanhol, Atualidades, Religião, Pré-ENEM;
2.
EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES: Feira de
Ciências (manter), Oficinas diversas (artesanato, educação sexual, primeiros
socorros, pintura, dança, direito do consumidor, canto, teatro), aulas de
campo, palestras educaionais, gincana (manter);
Ainda solicitaram
mudanças em relação a estrutura física da escola como construção de um
laboratório para as
aulas de química e física, revitalização da biblioteca e da sala de
informática.
A partir das sugestões dos alunos e das
percepções dos professores sobre o currículo da escola os professores
identificaram a necessidade de fazer as seguintes alterações no mesmo visando
uma melhor qualidade de ensino:
· Resgatar o projeto
Sexta–cultural em que uma vez no mês os alunos e/ou professores fazem
apresentações artísticas, ocorrem oficinas de temas diversos, palestras, etc.
· Manter a gincana
anual da escola nos três turnos.
· Desenvolver a
atividade PRÉ- ENEM (aulas de revisão com professores da U.E e convidados) –
atividade iniciada este ano.
Em
relação ao currículo prescritivo, ficou acordado que antes do início de cada
unidade, numa das ac’s os professores reunir-se-ão para articular o conteúdo
com as disciplinas.Em relação a sugestão do inglês instrumental os professores se comprometeram
a rever o conteúdo para tornar a disciplina mais acessível a real necessidade
dos alunos.
Em
relação ao currículo oculto, os professores e direção se comprometeram a
atentar mais para o cumprimento das regras da escola e ao tratamento dispensado
aos alunos e funcionários sobre a diversidade que compõe a comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário